Vendas do setor supermercadista superam as expectativas e crescem 2,33%
As vendas do setor supermercadista em outubro cresceram 2,33% em Minas, comparadas ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com setembro deste ano, o crescimento foi de 0,77%. Já no acumulado de 2012, a expansão do setor chegou a 5,99%, índice maior que os 4,5% estimados para todo o ano de 2012. Os números são do Termômetro de Vendas, divulgado ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).
Otimistas, agora os supermercados aguardam os resultados de novembro e dezembro para encerrar o ano acima da primeira projeção. Para o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, o resultado positivo de outubro frente a setembro já era esperado pelo setor, que tem se beneficiado do pleno emprego, da recuperação de renda e do aumento do consumo pelas famílias. “Nosso resultado é muito positivo se considerarmos que a economia do país vai crescer 1,5% este ano”, avalia.
Para Rodrigues, o desempenho do setor só não foi melhor porque o índice de endividamento com financiamentos, cartão de crédito e cheque especial é grande e os juros seguem altos. “A economia poderia estar deslanchando mais se não fosse o endividamento, que tira o dinheiro do setor produtivo e manda para o especulativo”, acrescenta.
Em Minas, entre as regiões que mais apresentaram variação positiva em outubro estão o Triângulo Mineiro (3,41%), Vale do Rio Doce (2,30%), Norte e Nordeste (1,65%), Central (1,10%), Sul (1,03%) e Zona da Mata (0,84%). A única variação negativa registrada no estado foi no Centro-Oeste (-1,32%).
Para os próximos meses, segundo pesquisa realizada pela Amis com as empresas do setor, a expectativa é de que as vendas sejam entre 5% e 6% maiores que as do Natal do ano passado. Já na comparação de novembro com dezembro, a expansão de vendas esperada é de 26%.
Brasil
Em âmbito nacional, o crescimento das vendas dos supermercados se assemelharam ao de Minas. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor expandiu 2,20% em outubro frente a setembro e 2,38% ante o mesmo mês do ano passado. No acumulado, as vendas nacionais dos supermercados cresceram 5,18% este ano, um pouco abaixo do registrado em Minas. “Como verificamos loja a loja, o nosso número é mais apurado que o nacional, que compara setor a setor”, explica o superintendente.
Fonte: Estado de Minas