Apagão atingiu 211 cidades mineiras

17 de Dezembro de 2012
por: Paula Takahashi

Ao menos oito estados foram afetados pela falta de luz no sábado. ONS ainda desconhece o que casou falha no sistema

 

 

 
Recife ficou às escuras em outubro após blecaute que atingiu o Nordeste ((Roberto Ramos/DP/D.A Press - 25/10/12)	
)  
Recife ficou às escuras em outubro após blecaute que atingiu o Nordeste
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) confirmou ontem que 211 municípios mineiros foram afetados pelo apagão ocorrido no início da noite de sábado. Além de Minas, o fornecimento de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi interrompido em mais cinco estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Acre e Rondônia. Concessionárias de energia em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, entretanto, já admitiram a falta de luz em diversas cidades, elevando para oito as unidades da federação prejudicadas pelo blecaute. Desde setembro, esse é o sexto apagão registrado no país (veja quadro).

Segundo a Cemig, houve desligamento parcial na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, e nas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Araxá, Patos de Minas, Ibiá, Nova Lima, Sete Lagoas e Passos. Nos outros 202 municípios atingidos, em todas as regiões de Minas, a interrupção no fornecimento de energia foi integral. Praticamente 25% dos 853 municípios de Minas ficaram às escuras, mas a Cemig não informou quantos consumidores teriam sido prejudicados pelo apagão.

Em Minas, o problema começou às 17h55 de sábado e, segundo a estatal mineira, foi provocado por “uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), cuja causa é desconhecida pela empresa”. As equipes técnicas iniciaram os trabalhos de normalização do serviço às 18h. “Em apenas meia hora, a maior parte dos clientes teve o fornecimento restabelecido, exceto aqueles localizados em 125 municípios nas regiões Norte e Noroeste de Minas, cujo restabelecimento foi sendo feito gradativamente”, explicou a Cemig em nota. Segundo a estatal, às 20h05 todos os clientes tiveram o serviço regularizado.

Em Montes Claros, no Norte de Minas, o maior shopping da cidade – o Montes Claros Shopping Center – ficou mais de uma hora no escuro. “Nossos advogados estudam as providências jurídicas que serão tomadas para reparar o prejuízo, uma vez que não somos consumidores comuns”, antecipa o superintendente Rodrigo Campelo. Em São Paulo, pelo menos 1,5 milhão de clientes ficaram no escuro em 10 cidades, segundo a Eletropaulo. No Rio Grande do Sul, ao menos 712 mil clientes foram afetados pelo problema, de acordo com as três empresas responsáveis pela distribuição de energia no estado.

SEM EXPLICAÇÃO

De acordo com o ONS, o apagão ocorreu devido a uma falha no sistema interligado de energia do país , detectada às 17h43 de sábado. A causa, ainda desconhecida, está sendo apurada pelo órgão. Logo que o problema foi detectado, o sistema de segurança atuou e reduziu o fornecimento de energia às distribuidoras. Com isso, cada empresa teve que diminuir a carga, fazendo cortes seletivos de abastecimento para evitar que todo o sistema fosse desligado. O fornecimento foi interrompido por apenas dois minutos, mas o religamento foi demorado, como informou o ONS.

O órgão declarou ainda que terá uma reunião com o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante a semana para debater a falha, antes de divulgar um comunicado oficial sobre o apagão. A autoridade já descartou excesso de consumo, já que os sábados são dias de menor demanda. (Colaborou Luiz Ribeiro)

ANO DOS BLECAUTES

Principais ocorrências de falta de energia no país em 2012

25 de outubro
Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal ficaram sem luz entre 25 e 26 de outubro. O ONS confirmou que a causa da falha foi humana, após manutenção no equipamento de proteção na
linha de transmissão Taesa, controlada pela Cemig.

4 e 19 de outubro
Problema na linha de transmissão da subestação Brasília Sul deixou 70% do Distrito Federal sem luz por pelo menos duas horas no dia 4. Duas semanas depois, nova interrupção de pouco mais de uma hora deixou áreas centrais, como a Esplanada dos Ministérios e cidades-satélites às escuras.

3 de outubro
Curto-circuito em um transformador de Furnas, em Foz do Iguaçu, deixou 2,667 milhões de consumidores de 13 estados sem energia. A falha gerou uma explosão e fogo no equipamento. Segundo o ONS, o incidente causou perda de carga na usina de Itaipu.

22 de setembro
Problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste prejudicou o fornecimento de energia em parte do Nordeste. Cerca de 6 milhões de consumidores ficaram sem luz por 23 minutos em seis estados da região.

6 de março
O apagão em Brasília começou por volta das 12h30. A causa do blecaute foi o rompimento de um cabo de transmissão da empresa Furnas, que fornece energia para a Companhia Energética de Brasília (CEB).

24 de janeiro
Mais de 1 milhão de moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro ficaram sem energia nas áreas das concessionárias Light e Ampla. O desligamento de duas linhas de transmissão ocorreu durante serviço de poda de árvores.

7 de janeiro
Manaus (AM) ficou às escuras por cerca de duas horas por conta de uma série de descargas elétricas.
 
 
 
Fonte: Esrado de Minas

 

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756