Prévia da inflação acelera em dezembro e fecha o ano em 5,78%
Pressionada por alimentos e serviços como empregados domésticos e passagens aéreas, a prévia da inflação oficial, o IPCA-15, acelerou em novembro para 0,69%, ante 0,54% registrado em novembro.
Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. A variação no mês ficou levemente acima das previsões de mercado, que indicavam um índice de 0,66%.
Com o resultado de dezembro, o índice fechou o ano com uma alta acumulada de 5,78%, nível inferior ao registrado em 2011 (6,56%), mas acima do centro da meta oficial de inflação.
O alvo central do governo para os preços é 4,5%, com margem de dois pontos para cima e dois para baixo.
Os alimentos representaram o grupo de maior pressão nos preços ao longo de 2012, com variação de 9,84%. Os custos com empregados domésticos (12,75%) pesaram sobre o item despesas pessoais, que teve o segundo maior avanço no ano: 9,4%.
Na outra ponta, destaque para os recuos em automóveis novos (-5,28%) e usados (-10,36%), que foram beneficiados pela redução do IPI.
A queda contribuiu para uma quase estabilidade do item transportes no ano (0,63%), que ficou atrás apenas do item artigos de residência (-0,18), o único a registrar queda no ano.
Os dados do IPCA-15 foram coletados no período de 14 de novembro até 11 de dezembro. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços.
O indicador contempla os preços para famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Julho, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.
Fonte: Folha de SP