Cinco cidades vão ter local para retirar passaportes
A partir deste ano, moradores dos municípios de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Juiz de Fora, na Zona da Mata, Montes Claros, no Norte, Varginha, no Sul, e Uberlândia, no Triângulo, vão ganhar mais um local para a retirada do passaporte. As emissões poderão ser feitas nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), que também vão atender a outras demandas de serviços.
A novidade foi anunciada ontem, pelo governo do Estado, após um convênio assinado com Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Polícia Federal (PF) - que além de emitir os passaportes, vai oferecer registro e porte de armas, atender a estrangeiros e contar com Delegacia de Químicos e Comissão de Vistorias.
Já a Cemig promete ofertar 98 serviços de apoio, como emissão da segunda via da conta de luz, atualização de endereço de entrega da fatura, encerramento contratual e reclamação sobre falta de energia.
De acordo com a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, os serviços da Cemig já estão funcionando em Betim, onde foi implantado o piloto e alguns serviços da PF já são oferecidos na UAI Praça Sete, em Belo Horizonte. "A ampliação evita que o cidadão tenha que se deslocar a diferentes órgãos, podendo ser atendido nas UAIs", explicou.
De acordo com ela, Juiz de Fora será a primeira cidade a receber a novidade, provavelmente no próximo mês. Em Montes Claros, o posto deve começar a funcionar em abril. As demais unidades devem oferecer os serviços até outubro de 2013.
Ao todo, o Estado possui 28 UAIs em 25 cidades - quatro na capital. Em 2012, foram feitos 6,5 milhões de atendimentos nas unidades. Agora, a previsão é que 1.500 novos atendimentos sejam feitos por mês.
Ampliação. A expectativa é que, após a implantação das UAIs nas cinco cidades, os serviços possam ser estendidos a Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado.
Fonte: O TEMPO