Telefonia celular é a campeã de reclamações
17 de Janeiro de 2013
por: Janine Horta
Constatação é do Boletim Sindec, que reúne dados de 236 órgãos no Brasil
As empresas de telefonia celular são as campeãs de reclamações em Procons de todo o Brasil, de acordo com o Boletim Sindec 2012, publicação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne 236 Procons responsáveis por 292 cidades brasileiras. Além da telefonia celular, com 9,17% das reclamações, os consumidores também foram ao Procon para reclamar de bancos (9,02%), cartões de crédito (8,23%), telefonia fixa (6,68%) e financeiras (5,17%), para citar apenas os cinco primeiros do ranking.
O número de atendimentos registrados pelos Procons integrados ao Sindec em 2012 foi de 2,03 milhões, quantidade 19,7% maior que o 1,6 milhão de atendimentos em 2011. Do total de atendimentos em 2012, 1,877 milhão viraram reclamações formais. O setor mais demandado pelos consumidores que procuram os Procons é o financeiro (banco comercial, cartão de crédito, financeira e cartão de loja) com 23,85% dos atendimentos.
O boletim destaca também o aumento da participação dos principais assuntos relacionados a telecomunicações (telefonia celular, telefonia fixa, TV por assinatura e internet), que representaram 21,7% dos assuntos mais demandados em 2012, enquanto em 2011, representaram 17,4%. Outra curiosidade é a participação feminina: 52,97% das pessoas que procuraram os Procons em 2012 são mulheres.
As vilãs. Todo mundo já teve ou conhece alguém prejudicado pelas empresas de telefonia celular. De acordo com o Boletim Sindec 2012, a Oi lidera o ranking de empresa que mais dão problema ao consumidor, com 120.374 reclamações, seguida da Claro/Embratel, com 102.682. Vivo/Telefônica vem em 5º lugar, com 40.022 reclamações e a TIM/Intelig está na sétima posição, com 31.936 demandas.
A empresária Márcia Maria Penido de Faria está tentando solucionar uma cobrança indevida feita pela TIM após tentar cancelar uma linha de plano corporativo. "Havia uma cláusula de fidelidade de dois anos por causa da aquisição de um aparelho celular. Quando completaram-se os dois anos, e pedi para cancelar a linha, cobraram no mês seguinte o dobro do que eu gastava normalmente por mês. Tentei resolver o problema pelo telefone e, após conversar com dezenas de atendentes e receber várias desculpas, vi que a solução é ir ao Procon. Enquanto isso, já reclamei na Anatel", disse.
O número de atendimentos registrados pelos Procons integrados ao Sindec em 2012 foi de 2,03 milhões, quantidade 19,7% maior que o 1,6 milhão de atendimentos em 2011. Do total de atendimentos em 2012, 1,877 milhão viraram reclamações formais. O setor mais demandado pelos consumidores que procuram os Procons é o financeiro (banco comercial, cartão de crédito, financeira e cartão de loja) com 23,85% dos atendimentos.
O boletim destaca também o aumento da participação dos principais assuntos relacionados a telecomunicações (telefonia celular, telefonia fixa, TV por assinatura e internet), que representaram 21,7% dos assuntos mais demandados em 2012, enquanto em 2011, representaram 17,4%. Outra curiosidade é a participação feminina: 52,97% das pessoas que procuraram os Procons em 2012 são mulheres.
As vilãs. Todo mundo já teve ou conhece alguém prejudicado pelas empresas de telefonia celular. De acordo com o Boletim Sindec 2012, a Oi lidera o ranking de empresa que mais dão problema ao consumidor, com 120.374 reclamações, seguida da Claro/Embratel, com 102.682. Vivo/Telefônica vem em 5º lugar, com 40.022 reclamações e a TIM/Intelig está na sétima posição, com 31.936 demandas.
A empresária Márcia Maria Penido de Faria está tentando solucionar uma cobrança indevida feita pela TIM após tentar cancelar uma linha de plano corporativo. "Havia uma cláusula de fidelidade de dois anos por causa da aquisição de um aparelho celular. Quando completaram-se os dois anos, e pedi para cancelar a linha, cobraram no mês seguinte o dobro do que eu gastava normalmente por mês. Tentei resolver o problema pelo telefone e, após conversar com dezenas de atendentes e receber várias desculpas, vi que a solução é ir ao Procon. Enquanto isso, já reclamei na Anatel", disse.
Desrespeito
Cobrança indevida e má qualidade são os motivos
De acordo com o Boletim Sindec 2012, divulgado ontem, que reúne as reclamações de 236 Procons brasileiros, os principais problemas enfrentados pelos consumidores em 2012, assim como no ano anterior, referem-se a cobranças indevidas, questões contratuais e má qualidade de produtos e serviços prestados.
Para o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, as empresas estão ganhando dinheiro do consumidor desatento. "É preciso sempre reivindicar seu direito e não deixar passar nada. No caso de problema com empresa de telefonia celular, o caminho para ter seu problema resolvido mais rapidamente é reclamar no Procon e também na Anatel, sempre", orienta. Para quem quer trocar de empresa, para tentar fugir dos problemas, Barbosa orienta procurar os Procons para saber como as empresas resolvem as reclamações.
Sobre os problemas com bancos e cartões de crédito, Barbosa resume: "É uma soma de falta de educação financeira por parte do consumidor com concessão irresponsável de crédito por parte dos bancos". (JH)
Para o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, as empresas estão ganhando dinheiro do consumidor desatento. "É preciso sempre reivindicar seu direito e não deixar passar nada. No caso de problema com empresa de telefonia celular, o caminho para ter seu problema resolvido mais rapidamente é reclamar no Procon e também na Anatel, sempre", orienta. Para quem quer trocar de empresa, para tentar fugir dos problemas, Barbosa orienta procurar os Procons para saber como as empresas resolvem as reclamações.
Sobre os problemas com bancos e cartões de crédito, Barbosa resume: "É uma soma de falta de educação financeira por parte do consumidor com concessão irresponsável de crédito por parte dos bancos". (JH)
Fonte: O TEMPO