Poluição toma conta da Praça Sete em BH

29 de Junho de 2012
 (Gladyston Rodrigues/EM DA Press)  
Não adiantou a instalação de um “lixômetro” na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, para sensibilizar as pessoas e passar a mensagem de que a população pode ajudar a manter a cidade limpa. Os belo-horizontinos continuam jogando todo tipo de sujeira no chão (foto) e o gari Jair Lima não para de varrer das 7h às 15h, que é o seu horário de trabalho. “Às vezes, a gente acaba de limpar e quando olha para trás está tudo sujo de novo”, lamenta o gari.

O lixômetro é uma caixa transparente onde é armazenado tudo que é jogado no chão. O equipamento permaneceu na Praça Sete de 16 a 23 de setembro do ano passado e recebeu cerca de 12 toneladas de resíduos. De acordo com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), na época houve resultado positivo, pois a varrição foi interrompida por dois dias para mostrar a falta de educação. Agora, tudo voltou como era antes e as pessoas continuam sujando a rua.

Por dia, são cerca de 2 toneladas de lixo somente na Praça Sete, segundo a Regional Centro-Sul. O lixômetro continua percorrendo regiões da cidade e há outras campanhas educativas. Melhorou em relação ao passado, mas ainda há muito o que fazer e aprender.
 
Fonte: Estado de Minas

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756