Consumidor encerra ano com dívida menor
O indicador de inadimplência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, divulgado ontem, mostra que o consumidor procurou quitar suas dívidas em dezembro. O número de cancelamentos de registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) cresceu 9,29% em todo o ano de 2012.
"A taxa de desemprego da Região Metropolitana de Belo Horizonte é uma das menores da história. Empregado e com maior renda mensal, o consumidor teve maior facilidade para quitar seus débitos.
Além disso, a pressão do governo federal sobre os bancos comerciais implicou na redução dos juros ao consumidor, facilitando a negociação com os bancos", explica Bruno Falci, presidente da CDL/BH.
Se comparado ao mês de novembro, houve queda dos cancelamentos em dezembro de 29,74%, mas ela é atribuída à Campanha de Recuperação de Crédito, que havia ocorrido ainda em novembro.
Quanto aos registros no SPC, houve queda de 23,62%. "O décimo terceiro salário permitiu que os consumidores não se endividassem para realizar suas compras. Além disso, a Campanha de Recuperação de Crédito, promovida pela CDL/BH em novembro, levou muitos consumidores a regularizarem suas dívidas", completa Falci.
O movimento do consumidor na CDL ainda é alto: passam por lá cerca de 600 pessoas por dia para fazerem consultas referentes às dívidas, formando filas. Em dezembro, a frequência foi 800 pessoas por dia.
Fonte: O TEMPO