Minas enfrenta epidemia de dengue em 54 cidades
Cinquenta e quatro cidades mineiras enfrentam uma epidemia de dengue. As regiões que mais requerem atenção são a Norte, o Triângulo e a Leste. Ontem, após uma reunião entre o governador Antonio Anastasia e seu secretariado, foi divulgado que o número de notificações da doença em janeiro mais que triplicou no Estado se comparado com o mesmo mês de 2012.
"Lamentavelmente, nós temos nesse mês uma grave piora no quadro da dengue, com um aumento expressivo dos números notificados em janeiro. No ano passado, foram cerca de 6.000. Neste ano, já estamos fechando o mês com quase 20 mil", informou o governador.
Outros 42 municípios estão em alerta em virtude da doença. "Nós temos ainda muitos municípios que têm altos índices de infestação, mas, felizmente, não há notificações", disse o secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza.
Para o governador, os motivos para o crescimento das notificações podem ser vários. "O fator climático, a presença do chamado tipo 4 da dengue, a questão da sucessão municipal onde tivemos problemas de limpeza, com muito lixo nas ruas, levaram à piora desse quadro". Duas mortes já foram contabilizadas neste ano.
Ações. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que serão instaladas unidades de hidratação com o serviço de testes rápidos. O serviço será disponibilizado de imediato, mas a secretaria não divulgou os locais nem a data de início de funcionamento. Haverá ainda o aumento do contingente de homens que atuam na força-tarefa e a convocação da Força Estadual de Saúde para os municípios considerados mais críticos.
"A força-tarefa de combate à doença será reforçada, passando de 180 para 280 homens, e contará com o apoio do Exército e da Aeronáutica para ampliar o contingente quando necessário. É preciso também a colaboração da população para vencermos esse episódio", disse o secretário de Saúde.Serão investidos R$ 26 milhões nessas ações.
Fonte: O TEMPO