Cobrança e castigos indevidos rendem indenizações a redes

07 de Marco de 2013

Três grandes redes de varejo foram condenadas, nos últimos dias, a pagar indenizações a ex-funcionários e a uma cliente. A maior multa foi em uma ação contra o Carrefour, que inscreveu indevidamente uma cliente no SPC. Com a decisão da Justiça de Fortaleza, a rede foi condenada a pagar R$ 33,9 mil para reparar a cobrança indevida de fatura.

Outra indenização, no valor de R$ 20 mil, foi determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) contra a Ricardo Eletro. Segundo a ação, uma auxiliar administrativa que trabalhava em loja de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, disse ter sido perseguida pela empresa por quase dois anos. Ela afirma que sofreu "exagerada cobrança profissional, com jornadas extenuantes", e que foi humilhada diariamente por suas duas superiores, que usavam expressões de baixo calão e a chamavam de "jumenta" e "burra".

A Ricardo Eletro já havia perdido em duas instâncias e, ao recorrer ao TST, esbarrou na decisão unânime dos ministros, a favor do pagamento da indenização.

No terceiro caso, o WalMart foi condenado, também pelo TST, a pagar indenização de R$ 6.000 a funcionário de uma loja do Paraná que diz que recebia castigos quando não cumpria metas. Entre as punições, deveria limpar o chão e descarregar os caminhões de entrega. O funcionário disse que desenvolveu depressão e síndrome do pânico após os castigos, que eram públicos.

Fonte: O TEMPO

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