Interurbano poderá ser feito sem discar código da operadora
São Paulo. Clientes de empresas de telefonia fixa com menos de 50 mil assinantes poderão deixar de discar o código da prestadora de longa distância antes de fazer uma ligação interurbana ou internacional. Para uma pessoa que estiver fora de Belo Horizonte, por exemplo, ela poderá digitar apenas 0 + 31 (DDD da cidade) + o número do telefone para o qual deseja fazer a chamada, sem o código da operadora, ao discar para a capital mineira.
A mudança foi publicada ontem no "Diário Oficial da União" pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que defende a medida como forma de incentivar a competição na área e de permitir que mais empresas possam oferecer o serviço de DDD (Discagem Direta a Distância) e DDI (Discagem Direta Internacional).
Apenas sete das 71 companhias fixas existentes no Brasil possuem mais de 50 mil clientes, segundo o presidente da agência reguladora, João Resende. Clientes de empresas grandes, como TIM/Intelig, Embratel, Telemar/Oi, Telesp e GVT - que concentram 99% desse mercado -, não serão beneficiadas pela nova regra e precisam continuar a escolher a prestadora que fará o serviço.
Para poder oferecer o serviço a seus usuários, as operadoras precisam encaminhar uma solicitação à agência até 18 de junho. Elas terão de se desfazer do número que usavam para prestar o serviço de longa distância, uma vez que os seus clientes não precisarão mais dele.
Fonte: O TEMPO