Em teste com 15 marcas de queijo minas frescal, todas são reprovadas
Em avaliação de 15 marcas de queijo minas frescal tradicional, todas foram reprovadas. O teste foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), entre dezembro de 2012 e janeiro deste ano, com versões integrais e light dos queijos, totalizando 25 amostras.
A análise mostra que as marcas de queijo avaliadas têm diferenças entre os teores nutricionais informados no rótulo e os valores reais comprovados. No quesito dos teores de proteína, a reprovação foi quase total entre os produtos do tipo light. Foram 19 amostras com quantidades menores que os valores informados no rótulo.
A maior diferença, de 932% no teor de gorduras totais, foi encontrada no queijo da marca Dia, na versão light - sendo que a legislação da Anvisa admite variações de 20%, para mais ou para menos. O rótulo informa que uma porção de 30g do alimento tem apenas 0,5g desse nutriente, mas, na verdade, contém 5,16g.
Dos valores informados no rótulo e os reais, só os teores de gorduras trans não tiveram variação. O resultado do teste foi publicado na edição de abril da "Revista do Idec". Também foram medidos os teores de sódio.
Fonte: O TEMPO