Contagem anuncia implanção de BRT

21 de Junho de 2013
por: Mara Bianchetti

 

DIVULGAÇÃO
Silveira: previsão é que o sistema esteja apto a operar até 2016
Silveira: previsão é que o sistema esteja apto a operar até 2016

Depois de a capital mineira dar início à implantação do Bus Rapid Transit (BRT), em 2009, agora chegou a vez de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) também adotar o projeto. A administração municipal já está contratando os recursos necessários para a execução das obras, junto ao governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Mobilidade), que chegam a R$ 200 milhões.

De acordo com o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon), Agostinho da Silveira, o projeto inicial do BRT de Contagem foi aprovado e, agora, a prefeitura trabalha no projeto executivo. A expectativa é de que até o fim do ano esta fase esteja concluída. "A meta é dar início aos trabalhos no começo do ano que vem. Porém, trata-se de um projeto para dois anos e meio a três de canteiro de obras. Assim, a previsão é que o sistema esteja apto a operar em 2015 ou 2016", afirma.

Ainda segundo Silveira, a concepção do projeto estabelece a interligação de todo o município, de norte a sul, leste a oeste, a uma chamada via tronco, onde estará o sistema de transporte rápido por ônibus. "Essa linha-tronco passará pela área central da cidade até a região da Ressaca, de forma integrada também ao metrô, e assim teremos condições de atender toda a população, que sairá de seus bairros em ônibus convencionais", explica.

Acrescenta-se ao projeto BRT a logística de integração às várias estações propostas, a adequação das vias tronco, a criação de redes circulares integradas e interligaão ao sistema metroviário.

A implantação do sistema proporcionará aumento da capacidade de transporte na cidade, bem como a redução no tempo de viagem, já que poderá desafogar o trânsito em 50% - num primeiro momento - em Contagem. "Sem contar o maior conforto e a segurança dos usuários. Porém, sabemos que se trata de uma medida de médio prazo e que precisamos de soluções definitivas, já que a mobilidade urbana não para, assim como o crescimento da cidade e da população", completa o presidente da Transcon.


PAC - O PAC da Moblidade faz parte do programa do governo federal e já está em fase de estudos para ser implantado na cidade. O PAC visa fomentar a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso aos serviços públicos de transporte coletivo, com o objetivo de ampliar a infraestrutura de mobilidade urbana. O projeto aprovado contempla as regionais Sede e Industrial, tendo como importante tronco as avenidas João César de Oliveira e David Sarnoff, na região da Ressaca, compreendendo os bairros São Joaquim, Jardim Laguna, Morada Nova e a região do Água Branca até Petrolândia.

As obras de infraestrutura, como viadutos, alças, túneis, a duplicação do Túnel Morada Nova, dentre outras propostas contempladas, visam à organização e integração com as linhas intermunicipais geridas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). O BRT contará com estações próprias no São Joaquim (Ressaca), David Sarnoff com Tito Fulgêncio, no Industrial e na região de Várzea das Flores, próximo ao bairro Darci Ribeiro.

 

Fonte: Diário do Comércio

MARA BIANCHETTI

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756