BH é a única capital a registrar queda no preço dos imóveis

12 de Julho de 2013
por: Ney Doyle

Usados tiveram desvalorização de 0,3% em junho, e mercado pode estar se normalizando

Capital mineira foi a única do país com índice negativo no mês de junho, apurou a Fipe/Zap
Capital mineira foi a única do país com índice negativo no mês de junho, apurou a Fipe/Zap

Os preços de imóveis usados em Belo Horizonte caíram em junho, segundo estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/Zap), ligada à Universidade de São Paulo (USP). Os dados foram colhidos em diversos sites de venda de imóveis usados, tipo apartamento. Em junho, os preços ficaram negativos (-0,3%). Em maio, os valores ficaram praticamente estagnados frente a abril. A capital mineira foi a única do país a ter índices abaixo de zero.

Nos últimos 12 meses, a alta desse tipo de imóvel chegou a 6,13% em Belo Horizonte, pouco acima da inflação nesse mesmo período, de 6,7%. Esses números diferem das de outras capitais brasileiras, mas assemelham-se nas tendências de queda. Brasília, por exemplo, teve alta de 0,4% em junho, mas, nos últimos 12 meses, a média dos preços chegaram a custar -0,7%, ou seja, não acompanhou nem a inflação.

Já os imóveis de São e Rio de Janeiro tiveram alta em junho (+1,1% e +1,4%, respectivamente), e, nos 12 meses anteriores, superaram o índice inflacionário. São Paulo aumentou o valor de seus apartamentos usados em 13,9%, e o Rio de Janeiro, em 14,9%.

A grande variação entre as cidades é explicada pela economista da Fipe Priscila Ribeiro. Segundo ela, os dados dependem de como está o mercado imobiliário em cada município, sobretudo na questão de lançamento de novos empreendimentos. “Em cidades com diversos lançamentos de prédios novos, é normal que os apartamentos usados sofram uma desvalorização”, explica.

Reversão. Mesmo assim, a tendência é a de que os imóveis usados percam um pouco dos valores que adquiriram no ano passado. Desde maio de 2012, muitos lançamentos de incorporadoras foram adiados. O motivo dos cancelamentos estava no temor do reflexo da crise econômica europeia aqui, no Brasil. Com a falta de novos apartamentos, os usados subiram de preço, seguindo a lei da oferta e da procura. A tendência agora é de reversão, já que os empreendimentos novos começam a ser entregues à população de Belo Horizonte.

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756