Mudança de trânsito na Avenida Paraná por causa de obras pode ficar para terça-feira
A mudança de trânsito que estava programada para esta segunda-feira na Avenida Paraná, Centro de Belo Horizonte, pode ficar para amanhã. A BHTrans ainda está acertando detalhes operacionais como sinalização, deslocamento de pontos de ônibus e direcionamento de pedestres para travessias. Segundo a gerente de Operações da Área Central, Maria Odila de Matos, as interferências precisam ser corrigidas para que a mudanças seja implantada com segurança.
O momento da mudança
Equipes de técnicos da BHTrans estão fazendo uma varredura nesta manhã para apontar as correções necessárias para a alteração que altera a rotina de 26 linhas de ônibus. Assim que a empresa achar seguro, vai retirar 11 linhas para o entorno da Paraná e apenas 15 vão continuar trafegando por lá.
Quando estiver tudo alinhado, uma equipe da BHTrans vai ficar na esquina da avenida com a Rua Tupis, onde os ônibus vão sair da mão atual para seguir no contrafluxo. Outros agentes ficarão nos cruzamentos seguintes – com Rua Tamoios, Tupinambás e Carijós – e vão sinalizar o início da mudança.
Passageiros que estiverem nos pontos de ônibus o sentido Amazonas/rodoviária, serão transferidos para a nova pista em pontos que estão sendo montados na manhã desta segunda-feira. Toda essa operação deve durar cinco minutos até que o trânsito já esteja fluindo de acordo com a nova lógica.
No decorrer da semana, outras medidas serão adotadas como a transferência de abrigos dos pontos e a implantação de concreto em alguns pontos onde houver demanda. De acordo com Maria Odila, três novos pontos serão criados nas esquinas da Paraná com Tupis, Tamoios e Carijós. As ciclovias permanecem fechadas durante as obras.
Passageiros insatisfeitos
Os passageiros reclamaram da falta de divulgação das alterações de tráfego. O estudante de engenharia Guilherme dos Santos, 21 anos, disse que não sabia da mudança e acredita que outras pessoas também desconheciam. “Desde que a obra começou a vida dos passageiros está mais difícil, o que leva a crer que a obra está mal planejada. As mudanças interferem muito no dia a dia. Chego cada vez mais estressado em casa, porque fico preso no trânsito”, afirma.
De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), as intervenções do BRT na Área Central serão concluídas até o fim do ano. A previsão da prefeitura é de que 700 mil pessoas sejam beneficiadas diariamente pelo BRT. O objetivo é que o usuário diminua em até 50% o tempo de viagem atual.
Fonte: Estado de Minas