O que é Ortodontia?

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. O termo técnico para estes problemas é má oclusão, que significa a má relação entre a maxila e a mandíbula, quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias.
Qual a sua importância?
Dentes mal posicionados ou que não se encaixam corretamente estão mais susceptíveis à cárie por serem mais difíceis de higienizar, podem sobrecarregar os músculos da mastigação levando a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
Quando procurar um profissional?
Um especialista em ortodontia deve ser procurado a partir da dentição de leite completa ou em qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas na mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para idade.
A vantagem de se detectar o problema nesta fase é de que alguns problemas podem ser mais facilmente corrigidos. O diagnóstico precoce permite ao especialista em ortodontia guiar o crescimento da maxila e mandíbula, diminuir o risco de fratura dos dentes da frente bem protruídos (inclinados para frente) e corrigir hábitos orais inadequados (sucção de chupeta, dedo, postura inadequada da língua, etc.). E, ainda, melhorar a aparência e a auto-estima, guiar os dentes permanentes para uma posição mais favorável e melhorar a forma como os lábios se tocam (selamento labial).
Caso a criança ainda não precise de uma intervenção o profissional orientará os pais para retornarem num outro momento para nova avaliação ou até mesmo para iniciar o tratamento ortodôntico.
Causas da má oclusão
A ciência não tem determinado, até o presente momento, todas as causas da má oclusão, mas está frequentemente associada a fatores hereditários, a perda prematura dos dentes, hábitos de sucção de dedo e problemas respiratórios. São alguns tipos de má oclusões que conduzem à realização de um tratamento ortodôntico: sobremordida, mordida cruzada, mordida aberta,desvio de linha média, diastema, apinhamento.
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares.
Existe também o tratamento orto-cirúrgico, que é a combinação da ortodontia com a cirurgia. É uma forma de corrigir casos severos de má oclusão e de anormalidades entre os maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.
Dra. Mariana Morsani de Araújo - ortodontista do SITIPAN -(CROMG 38954).
Para mais informações, procure o Consultório Odontológico do Sindicato.