Alunos da ETP-SITIPAN/MG promovem feira de panificação

01 de Marco de 2016

Bolos, ciabatas, roscas e uma variedade de outros pães. Tudo isso fez parte da feira promovida pelos alunos do Curso Técnico em Panificação da ETP-SITIPAN/MG, no sábado, 27 de fevereiro, na sede da escola. Os convidados, amigos e familiares aproveitaram para degustar os produtos e comprar alguns a preços convidativos.

A feira encerrou as atividades do primeiro módulo do curso, iniciado em setembro de 2015. Segundo Rosa Maria de Araújo, coordenadora de Aulas Práticas da ETP-SITIPAN/MG, a preparação para o evento perpassou todo o módulo, com a montagem de um Plano de Negócios pelos alunos, abrangendo todas as disciplinas da grade curricular (Administração, Empreendedorismo, Boas Práticas de Fabricação, Panificação Avançada e Introdução a Panificação). Com isso, segundo Rosa Maria, eles puderam vivenciar a prática e o cotidiano de uma padaria, com o planejamento, produção, exposição e venda dos produtos. Para ela, foi gratificante ver o resultado do esforço de alunos, professores e diretoria do curso.

A nutricionista e professora de Boas Práticas, Juliana Oliveira Sales, lembrou que a feira coroou o trabalho desenvolvido no primeiro módulo e serviu para diagnosticar o desenvolvimento do curso. “Todo professor avaliou, dentro de sua disciplina, o que foi ensinado e o que está sendo cobrado em sala de aula, na prática e na teoria”, disse.
Profissional qualificado e novas oportunidades

Para Joel Procópio do Nascimento, professor de Panificação Avançada, a exigência do mercado de panificação, de ter cada vez mais profissionais qualificados, orienta a proposta pedagógica do curso. Para ele, não adianta ser um profissional mediano já que “hoje, o mercado precisa de gente que saiba produzir, vender e pensar na aparência do produto, como também entenda de boas práticas da panificação”.

E é assim que os alunos veem a oportunidade que o Curso Técnico de Panificação subsequente ao ensino médio oferece. Efigênia Gonçalves Pereira procurou a ETP-SITIPAN/MG pensando em se preparar para o mercado de trabalho e aplicar os conhecimentos adquiridos em um negócio próprio ou como colaboradora em algum estabelecimento do ramo. “Aqui, além de me qualificar, recebo noções de empreendedorismo”, destacou.

Carlos Rodrigues Teixeira, que já é padeiro, procurou a escola para se aperfeiçoar. Como o curso intercala aulas teóricas e práticas, ele pretende conquistar novas oportunidades, e comentou: “a escola nos oferece uma boa infraestrutura, com aulas práticas e teóricas, laboratório de produção alimentícia com equipamentos industriais, estágio supervisionado e professores capacitados, dentre outras vantagens”.

O curso e a conjuntura econômica
No encerramento da feira, a diretora da ETP-SITIPAN/MG, Fernanda Sampaio, destacou o evento como o resultado gratificante de um trabalho conjunto. Ela lembrou que a escola, sonho antigo da diretoria do sindicato, veio para cobrir a exigência de mão de obra qualificada no ramo da panificação. Segundo a diretora, é comum, no setor, verificar profissionais que executam tarefas afetas à panificação há vários anos sem, no entanto, ter a qualificação necessária. “O curso veio para cobrir essa lacuna”, pontuou.

Fernanda Sampaio disse que a Escola Técnica de Panificação do SITIPAN/MG abrange uma área com futuro promissor numa conjuntura econômica difícil, já que o faturamento das padarias e lanchonetes vem crescendo continuamente. Para ela, se o aluno souber aplicar os conhecimentos adquiridos e aliá-los às práticas oferecidas, ele se capacita como um bom técnico em panificação, apto a prestar consultoria no ramo de negócio e a abrir seu próprio negócio.

Ainda de acordo com Fernanda Sampaio, a escola não ensina somente a fazer pão, mas oferece um leque de conhecimentos que permite ao aluno definir que andamento pretende dar na carreira e na profissão e de que forma vai atuar no mercado de trabalho. “Ele sai daqui com espírito empreendedor e conhecimentos em administração, contabilidade, matemática financeira e técnicas de panificação, entre outros. Esse conjunto permite que o profissional enfrente o mercado de trabalho com vantagem diante de outro com menor qualificação”.

A ETP-SITIPAN/MG é a primeira escola regular do estado e a segunda no país. Atualmente, oferece o Curso Técnico em Panificação Subsequente ao Ensino Médio e o Curso Técnico em Panificação Integrado ao Ensino Médio na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos-EJA.

A primeira turma do curso subsequente ao ensino médio conclui os módulos previstos em julho deste ano. As inscrições estão abertas para uma nova turma.

A diretora da ETP-SITIPAN/MG informou que o sindicato está buscando alternativas de financiamento dos cursos oferecidos para facilitar o ingresso de alunos nas duas modalidades. Assim, “podemos ajudar quem procura a nossa escola”, finalizou.

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756