A higienização correta das mãos: é sempre bom lembrar

02 de Junho de 2016

O outono e o inverno são períodos em que doenças como tosse, resfriado, gripe, infecção de olhos, de pele e infecções gastrintestinais (a diarreia, por exemplo), costumam se intensificar. Assim, germes e fungos podem sobreviver e se propagar por mais tempo.

As dez doenças mais comuns por falta de higiene correta são: infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele. Elas podem ser evitadas com a higienização das mãos frequentemente.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.

O assunto é considerado tão sério que foi instituído até o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio.

Utilizar o álcool em gel é eficaz contra todos os tipos de germes e bactérias. Porém, a total higienização e prevenção de doenças serão garantidas se combinada à lavagem das mãos com água e sabonete, reforçando a remoção mecânica de parasitas.

Como se vê, a Lavagem de Mãos é uma medida simples, econômica e eficaz na prevenção de doenças e infecções e um importante instrumento para a saúde individual e comunitária.

Nas padarias, deve-se higienizar as mãos:
• ao chegar ao trabalho e entrar no setor;
• ao iniciar um novo serviço ou na troca de atividade;
• depois de utilizar o sanitário, tossir, espirrar ou assoar o nariz;
• após o uso de panos ou materiais de limpeza;
• após ter recolhido o lixo e outros resíduos;
• após tocar em sacarias, caixas, garrafas, sapatos etc.;
• ao manusear alimentos crus ou não higienizados.

Adaptado de: http://pro.fm.usp.br/05-de-maio-dia-mundial-da-higienizacao-das-maos/ e da Cartilha “Boas práticas na panificação e na confeitaria - da produção do ponto de venda” - Convênio SEBRAE / ABIP

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756