Como evitar a disseminação de vírus que provocam gripes e resfriados

06 de Julho de 2016


As VIROSES, gripes e resfriados, são um dos maiores problemas de saúde comunitária. Isso porque os vírus têm uma capacidade de disseminação impressionante e podem provocar doenças graves, como a pneumonia virótica, e abrir portas para a pneumonia bacteriana; ou evoluir para sinusites, otites, bronquites agudas, etc.

No entanto, a infecção pelo vírus da Influenza ou pelo H1N1, muito agressivos, assim como os resfriados mais simples, podem ser evitados se tomarmos algumas precauções. O princípio está em evitar a contaminação e a disseminação:

1) Vacinação, principalmente nas faixas etárias - crianças menores de 2 anos, adultos acima de 60 anos, gravidez, doenças crônicas como enfisema pulmonar, asma brônquica, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, renal e outras.

2) Diante de alguém com sintomas de gripe, entender que ali está o foco de contaminação. Além dos cuidados pessoais de quem está gripado de proteger suas vias respiratórias com o braço, durante a tosse ou quando espirra, as pessoas que estão ao seu redor têm que evitar este contato. Recomendo que usem máscara para se protegerem, principalmente onde há idosos ou crianças menores. Nós não temos este costume, mas ele pode evitar muitos desfechos de gravidade maior.

3) Lavar as mãos com frequência. Lembre-se que os vírus podem sobreviver por até 48 horas em superfícies duras como uma cadeira, corrimão, mesa de trabalho. A mão que toca estas superfícies se contamina e o aperto de mão multiplica a disseminação, promovendo a epidemia do inverno. Cuidado! Você faz parte do coletivo da sociedade. Cuide de você e de todos os que estão ao seu redor. Se aqueça e curta o Inverno com saúde!!!
Texto: Edson Rezende, médico pneumologista

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756