Sitipan presente da FIPAN 2016, o maior evento de negócios focado no setor da indústria da panificação e confeitaria

O Sitipan, por meio de sua diretora e coordenadora das aulas práticas da ETP-SITIPAN/MG, Rosa Maria Araújo, participou, entre os dias 26 e 29 de julho, em São Paulo, da FIPAN 2016 - Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos.
Trata-se da principal feira de negócios da indústria de panificação, confeitaria e de estabelecimentos que atuam no food service de modo geral, tais como restaurantes, pizzarias, bufês e muitos outros, pois consegue reunir fabricantes e prestadores de serviço.
“É uma excelente oportunidade de conhecer as novidades e tendências do mercado, criar relacionamentos e parcerias com fornecedores e participar de cursos e palestras”, diz Rosa.
Realizada no Expo Center Norte, a Feira recebeu cerca de 60 mil visitantes, 350 expositores com 400 marcas de produtos e volumes de negócios em torno de R$ 1 bilhão. Foram, aproximadamente, 160 caravanas de 1.170 cidades do Brasil e visitantes de 52 países.
De acordo com Rosa, a edição 2016 da FIPAN teve um formato menor em relação às edições anteriores, porém com movimento intenso e realização de vários negócios.
No que tange aos equipamentos de panificação, ela cita a preocupação dos fornecedores em adaptá-los à NR 12 (sobre segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) e, ainda, visando à redução de gastos energéticos.
“Os equipamentos nacionais se sobressaíram mais, diferente de anos anteriores quando o destaque era para os estrangeiros. As principais novidades estão no setor de food service”, comenta a diretora, ao acrescentar que “este ano aumentou também o número de lojas para o comércio de utensílios, todas com movimento intenso de vendas”.
Destaque especial para a pizza
Segundo Rosa, o grande destaque da feira este ano foi a área exclusiva destinada à pizza, com exposição de fornos, equipamentos, utensílios, insumos e vários cursos e palestras.
Outra área que também se destacou foi a de produtos congelados, pães (até mesmo pães alemães com fermentação natural), tortas e doces. Além disso, foi destinado um corredor somente para expositores chineses que apresentaram todos os tipos de grãos.
Vislumbrando oportunidades
Durante a feira, a diretora do sindicato participou de três cursos: Pizza elaborada, Tendências do setor de panificação e Sobremesas e taças. Ela aproveitou para também orçar preços de equipamentos, utensílios e embalagens que podem ser utilizados na Escola Técnica Profissional de Nível Médio do Sitipan. E, ainda, visitou estandes que ofereciam custos profissionalizantes voltados para o setor de panificação.
Visita externa
Rosa aproveitou sua estada em São Paulo – a capital comercial do Brasil – para visitar uma padaria no bairro Alto da Lapa. Trata-se de um grupo, com seis lojas no Estado de São Paulo, que está sempre à frente nas inovações do mercado. Um dos sócios do grupo é palestrante sobre o tema “Inovações e perspectivas de padaria no futuro”.
“Em nosso primeiro contato, em 2006, ele já vislumbrava o retorno da produção artesanal em panificação, o que realmente hoje se tornou uma realidade”, diz Rosa. Além disso, o grupo tem adaptado o formato de seus negócios de acordo com a demanda e a exigência do mercado. Por exemplo, além das lojas físicas de padarias, expandiu seus serviços para buffet, quiosques e espaços de convivência instalados em hospitais e shoppings centeres.
“Foram dias muito proveitosos, e os conhecimentos adquiridos podem ser utilizados ou adaptados para a realidade da ETP-SITIPAN/MG”, conclui a diretora do sindicato.