Câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos

03 de Novembro de 2016

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Fica atrás apenas de um dos tipos de câncer de pele. Para 2016, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) estimou que seriam diagnosticados 61 mil novos casos. O mês de novembro é conhecido como o de conscientização sobre a doença, por isso é chamado de Novembro Azul.

Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a edição deste ano vai ampliar sua abordagem. Com o mote “De novembro a novembro azul - movimento permanente pela saúde integral do homem”, a ação vai orientar sobre o câncer de próstata e também alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.

A proposta do instituto este ano é, com a campanha já consolidada no Brasil, passar a alertar sobre os cuidados com a saúde integral do homem, mobilizando a população masculina para que se torne protagonista de sua história e responsável por sua própria qualidade de vida, em diferentes fases da vida.

Prevenção x cura
O fato do câncer de próstata ser o mais comum já deveria preocupar qualquer homem, mas o problema é que o exame para detectar a doença esbarra no preconceito.

Quando descoberto logo no início, as chances de cura são muito altas, diz comunicado da Sociedade Brasileira de Urologia. Por outro lado, a demora aumenta as chances da doença se disseminar para outros órgãos do corpo, como os ossos, dificultando o tratamento e a cura.

Embora tenha sido registrado um declínio importante nas últimas décadas, atualmente, cerca de 20% dos pacientes portadores de câncer de próstata ainda são diagnosticados em estágios avançados.

Exames preventivos
A partir de 50 anos, todo homem deve ser submetido a dois exames fundamentais: o PSA e o toque retal, uma vez ao ano.

Caso haja histórico de câncer de próstata na família, a idade de início deve ser reduzida para 40 anos. Apenas o PSA não é suficiente para avaliar a saúde da próstata. Por isso a importância do toque retal, um exame indolor, dura poucos segundos e não afeta a masculinidade de ninguém.

Se houver alteração nesses exames o paciente será encaminhado imediatamente para a biopsia de próstata, para detectar a existência ou não do câncer e ser encaminhado para o devido tratamento.

Sinais e sintomas do câncer de próstata
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, por exemplo:

• Micção frequente.
• Fluxo urinário fraco ou interrompido.
• Impotência.
• Vontade de urinar frequentemente à noite.
• Sangue no líquido seminal.
• Dor ou ardor durante a micção.
• Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
• Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.

Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

Mas doenças benignas da próstata, como hiperplasia prostática também causam os mesmos sintomas. Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e tratada de imediato.

Fontes: Sociedade Brasileira de Urologia, Instituto Lado a Lado pela Vida e www.oncoguia.com.br

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756