Férias escolares requerem cuidados para se evitar acidentes domésticos com as crianças

27 de Dezembro de 2016

Férias escolares, criança, casa - essa combinação de palavras nem sempre resulta em atividades lúdicas. Isso porque as crianças, em geral, são movidas pela curiosidade, pelo anseio de explorarem os ambientes, testarem suas habilidades.

No entanto, elas não são capazes, ainda, de estabelecerem um juízo crítico sobre o resultado de suas ações e terminam por exporem-se ao perigo. Logo, o risco de acidentes torna-se iminente e qualquer descuido pode ser fatal.

Atendimentos no Pronto Socorro João XXIII
Neste período de férias escolares, aumenta, significativamente, o número de crianças atendidas no Hospital João XXIII, da Rede Fhemig, vítimas de acidentes domésticos. A unidade não possui dados estatísticos, mas, segundo o relato dos profissionais que atuam na pediatria do Ambulatório de Emergência, o movimento nesta época é grande.

Mas a maioria deles é previsível e, portanto, evitável. É preciso que os pais e demais adultos responsáveis pelas crianças tenham claro que o brincar e as brincadeiras são atividades saudáveis e devem ser realizadas em um ambiente seguro.

Outro aspecto importante é que as crianças sejam orientadas quanto aos riscos, mas sem intimidá-las ou provocar-lhes medo em relação aos possíveis resultados de uma ação que não esteja em conformidade com as instruções recebidas.

Riscos na cozinha
A supervisão de um adulto é fator determinante para o bem estar dos menores de 10 anos que, em nenhuma hipótese, devem ficar sozinhos em casa. No ambiente doméstico, a cozinha representa o maior risco de acidentes. Estatísticas nacionais revelam que 11% das ocorrências envolvem o fogão, líquidos quentes, instrumentos de corte e botijão de gás.

Não por acaso, a sabedoria popular ensina que “cozinha não é lugar de criança”. De todo modo, como medida cautelar, é necessário manter os cabos das panelas voltados para a parte interna da trempe do fogão, aquecer produtos na parte traseira e não segurar crianças no colo quando estiver cozinhando.

Outra dica é abolir o álcool líquido de casa, já que o frasco pode explodir. Além disso, a combinação do produto com fogo pode deixar queimaduras graves, seqüelas irreversíveis e até mesmo levar à morte.

Riscos no banheiro
Outro capítulo dos acidentes domésticos passa pelo banheiro, onde as ocorrências mais comuns são a intoxicação por medicamentos e por produtos cáusticos, como alisante e amônia, além de afogamento em baldes de água e em vaso sanitário, que respondem por 8% dos casos.

Outros cuidados
É recomendável o uso de capacetes, joelheiras e cotoveleiras quando as crianças estiverem brincando com bicicleta, patins ou skate, pois esses acessórios garantem maior proteção, em caso de queda.

Outros acidentes freqüentes, nesta época do ano, decorrentes da combinação vento e férias, são os que envolvem os papagaios, pipas e assemelhados. O maior perigo é o corte ocasionado pelas linhas cobertas com a mistura de cola e vidro moído, mais conhecida como "cerol".

É bastante comum que, na ânsia de pegarem o brinquedo “laçado”, muitas crianças não tomem cuidado com o trânsito e percam a noção do local onde estão. Com isso, aumenta-se o risco de serem atropeladas ou de sofrerem uma queda.

Objetos pequenos
Crianças de até três anos de idade podem ser sufocadas ao engolir pequenos objetos que se desprendem de brinquedos, baterias de relógio, dentre outros.

Assim, é fundamental, respeitar-se as recomendações do fabricante sobre o limite de idade. Também requerem cuidados os aparelhos elétricos, fios desencapados e tomadas, que devem estar sempre tampadas com dispositivos próprios.

Outros grupos
Medicamentos e produtos de limpeza devem ser mantidos longe do alcance das crianças para se evitar possíveis intoxicações. Os frascos e o conteúdo, geralmente, são atrativos, com cores fortes e vibrantes, podendo até mesmo ser confundidos com balas e refrigerantes, daí o perigo.

Fonte: http://www.fhemig.mg.gov.br/banco-sala-de-imprensa/1947-ferias-escolares-requerem-cuidados-para-se-evitar-acidentes

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756