Sitipan presente nas manifestações contra a reforma da previdência

Sitipan presente nas manifestações do dia 15 de março, em Belo Horizonte, para barrar as reformas do governo Temer, em especial, a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista.
Representantes do sindicato participaram do ato público na Praça Sete, seguido de caminhada até a Assembleia Legislativa. Estiveram presentes a diretora Fernanda Sampaio (que é também secretária de Comunicação da UGT-MG) e funcionários do Sitipan.
Eles se uniram aos milhares de trabalhadores que ocuparam a área central de BH para protestar contra a retirada de direitos.
Na reforma da Previdência, entre as mudanças que mais preocupam estão:
- Idade mínina para aposentadoria de 65 anos, para homens e mulheres;
- Além de 65 anos de idade, ter, no mínimo, 25 anos de contribuição;
- Para ter aposentadoria integral o trabalhador precisará de 49 anos de contribuição;
- A aposentadoria por invalidez sofrerá alterações, dificultando sua concessão e diminuindo seu valor;
- As pensões para viúvas e viúvos podem ser menores que o salário mínimo;
- As viúvas e os viúvos aposentados não poderão receber a pensão do esposo ou esposa falecido. Só recebem se abrirem mão de sua aposentadoria. Terão que escolher: ou a aposentadoria ou a pensão.
- os trabalhadores rurais, que na maioria das vezes não têm carteira assinada, terão as mesmas regras do trabalhador da cidade.
- A Loas, benefício assistencial que o governopaga para os mais pobres, cai para menos que o salário mínimo e aumenta a idade para ter direito, de 65 anos para 70 anos.