Vacinação de jovens e adolescentes contra meningite e HPV

Está no ar, desde o dia 13 de março, uma nova campanha do Ministério da Saúde de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra HPV (Papiloma Vírus Humano) e Meningites.
Deverão ser vacinadas contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados contra a doença meninas e meninas de 12 a 13 anos.
É bom que se esclareça que as vacinas já fazem parte do calendário de rotina disponível nas unidades do SUS, durante todo o ano. Esta é uma campanha informativa, de esclarecimento e mobilização para alertar as pessoas sobre a necessidade da vacinação e aumentar a cobertura vacinal.
E faz todo o sentido investir em campanhas assim. Estudo realizado em 2017 indica que prevalência estimada do HPV nas capitais do Brasil é de 54,3%. São estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e cinco mil óbitos de mulheres devido à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV, principalmente pelo subtipo 16.
Estima-se que em 3 a 10% dos casos, especialmente entre as pessoas com um sistema imune comprometido (por exemplo, aqueles que vivem com HIV/aids), o vírus HPV pode persistir, levando a graves problemas de saúde.
Lembrando que, para ficar protegido do HPV, são necessárias duas doses da vacina. A segunda dose deverá ser tomada seis meses após a primeira dose.
Fonte: Ministério da Saúde