Vices reforçam campanha eleitoral na capital
Sem agenda de campanha, os dois principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT), contaram ontem com o reforço dos vices e da militância. Encarregado de fazer a interlocução com as categorias organizadas da sociedade civil, o candidato a vice-prefeito na chapa de Lacerda, Délio Malheiros (PV), se reuniu com representantes dos taxistas de Belo Horizonte. Recebeu apoio e a reivindicação de maior participação da categoria na elaboração dos regulamentos feitos pela BHTrans.
Os taxistas também se queixaram de que atualmente só têm direito a um motorista auxiliar. “Eles querem mais. Faltam táxis porque não aguentam trabalhar nove ou 10 horas nesse trânsito caótico. Dessa forma vão atender melhor à população”, defendeu Malheiros.
Levar os pleitos das categorias ao plano de governo é, segundo o candidato, uma de suas missões na campanha de Lacerda. “Estou dando sugestões e conversando com os segmentos, inclusive com os servidores públicos, feirantes, donos de bancas de jornal. Certas reivindicações são justas e vou trabalhar para implementá-las”, prometeu.
Durante o dia, o prefeito Marcio Lacerda se preparou para o primeiro debate entre os candidatos na TV, marcado para a noite. Sua campanha, entretanto, voltou a criticar Patrus Ananias, que declarou anteontem a intenção de criar um centro de referência para a juventude, integrado aos centros de cultura. “O candidato da Frente BH Popular volta a prometer um projeto já iniciado pelo prefeito Marcio Lacerda”, assinalou em nota a Coligação BH Segue em Frente.
Segundo a equipe de Lacerda, a Prefeitura de Belo Horizonte e o governo do estado firmaram em 2 de julho parceria para a construção de um Centro de Referência da Juventude, que será instalado no antigo prédio da Casa das Fábricas, na Praça da Estação. “O Centro de Referência da Juventude já está em processo de licitação”, diz a nota.
Nas ruas
A campanha do ex-ministro Patrus Ananias, vai invadir as ruas de BH com várias peças de publicidade em todas as regiões. O material gráfico com a nova marca, criada pela agência do marqueteiro João Santana, chega hoje aos comitês. Com vermelho ao fundo, Patrus aparece ao lado da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula com o mote “prefeito de ação e coração”. Também entra no ar o site que vai ser abastecido com notícias, fotos e depoimentos. O start será dado com um bandeiraço ao meio-dia na Savassi.
A estratégia de mostrar a cara de Patrus ganha força segunda-feira, quando serão colocados cavaletes, cartazes e pinturas de muros pela cidade.. “Até agora não tinha muita coisa, mas amanhã (hoje) detonamos a campanha para valer”, informou o candidato a vice, Aloisio Vasconcelos (PMDB). A marca “ação e coração” pretende fixar a ideia de um governo dinâmico, com vários flancos de ação, mas também afetivo, preocupado com a vida.
A militância também será multiplicada esta semana. No fim da tarde de ontem, o PMDB mulher inaugurou o comitê setorial com as voluntárias que trabalharão nos bandeiraços e outros eventos de rua. Vão ser organizados ainda comitês de movimentos afros, de idosos, de portadores de deficiência e de outros segmentos para contribuir para o programa de governo.
Vereadores
A bancada de vereadores do PMDB pode abandonar a campanha de Patrus. Insatisfeitos com a coligação firmada com os petistas para a disputa de vagas na Câmara, os quatro vereadores passarão o fim de semana em reuniões para anunciar na segunda-feira uma posição. O líder, Cabo Júlio, não descarta fazer campanha para o Lacerda (PSB) ou somente para eles mesmos.
Primeiro debate
Os principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT), optaram pelo tom propositivo no primeiro debate, ontem, na Rede Bandeirantes. Os ataques mais diretos ficaram por conta da candidata do PSOL, Maria da Consolação, que fez críticas à gestão do prefeito Lacerda. Enquanto o socialista reforçou o que fez durante os três anos e meio de mandato, o petista apresentou propostas, deu tom de continuidade, lembrou o que fez enquanto prefeito de BH. Patrus abordou temas como Anel Rodoviário, Rodoanel e metrô. A cultura foi o tema escolhido por ele para questionar Lacerda. Já o prefeito questionou Patrus se o petista acha realmente, como tem dito durante a campanha, que a cooperação com o governo federal e o município pode aumentar se o prefeito for do PT.
Fonte: Estado de Minas