Anvisa determina novas normas para protetor solar

05 de Junho de 2012

Brasília. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem uma resolução que determina novas regras para o protetor solar. O objetivo é garantir a proteção da pele dos consumidores brasileiros.

Entre as principais mudanças estão o valor mínimo do Fator de Proteção Solar (FPS), que vai aumentar de dois para seis, e a proteção contra os raios UVA, que agora terá de ser de, no mínimo, um terço do valor do FPS declarado. Os fabricantes terão dois anos para se adequarem às normas, que seguem os novos parâmetros para protetores solares adotados no Mercosul.

Segundo a Anvisa, também serão alterados os níveis dos testes exigidos para comprovar a eficácia do protetor. Pela norma, alegações, como resistência à água, terão de ser comprovadas por metodologias específicas definidas no novo regulamento. Os fabricantes poderão indicar em seus rótulos as expressões "muito resistente à água" desde que comprovem a característica.

Outra norma fala sobre reformulação nas informações obrigatórias dos rótulos dos produtos, como a reaplicação na pele, mesmo quando se tratar de um protetor resistente à água. Também ficam vedadas a alegação de 100% de proteção contra as radiações solares ou a indicação de que o produto não precisa ser reaplicado.

 

Fonte: O TEMPO

 

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756