Com Dilma em Minas, candidatos querem pegar carona no prestígio da presidente
07 de Agosto de 2012 às 09:00
por: Luiz Ribeiro
![]() |
|
Presidente volta ao estado para divulgar o Programa Brasil Sorridente, no fim da semana |
Com popularidade acima de 75%, de acordo com o último levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), a presidente Dilma Rousseff vai a Rio Pardo de Minas, no Norte do estado, na sexta-feira, para o lançamento do Programa Brasil Sorridente, voltado para a melhoria da saúde bucal da população de baixa renda. Diante da falta de um aeroporto com pista asfaltada na cidade, Dilma terá de descer em outro município e embarcar num helicóptero para Rio Pardo, o que abriu uma disputa política entre líderes e candidatos a prefeitos da região em torno do local onde o avião presidencial deverá pousar no Norte. Inicialmente, apareceu a dúvida se Dilma desceria em Montes Claros, Salinas ou Janaúba, já que, nos bastidores, houve movimentações nas três cidades para recebê-la.
A assessoria da Presidência da República informou ontem à tarde que a previsão é de que Dilma desembarque em Salinas. A cidade, entretanto, vive clima de disputa em relação à presidente. O prefeito José Antonio Prates (PTB) se diz companheiro de Dilma desde os tempos da ditadura, mas foi expulso do PT local. Por sua vez, os petistas estão com a candidatura do empresário Joaquim Xavier Neres Dias (PT), o Quincas da Ciclodias, que concorre com a professora Maria Seleide Gonçalves (PSB), apoiada por José Prates.
Já Quincas da Ciclodias afirmou que ainda não tinha conhecimento de que a presidente faria mesmo escala em Salinas. “Até onde estou sabendo, ela vai descer em Montes Claros ou Salinas para depois seguir de helicóptero para Rio Pardo”, declarou. Apesar de argumentar que a presidente cumprirá agenda de trabalho na região, ele disse que se ela descer em Salinas vai recepcioná-la, levando a militância do PT. “Jamais deixaremos de dar uma atenção especial à presidente em nosso município”, afirmou.
PROGRAMA O Brasil Sorridente, que será lançado no Norte de Minas, foi citado por Dilma no programa de rádio Café com a presidente, levado ar ontem de manhã. De acordo com a presidente, serão investidos R$ 3,6 bilhões no programa até 2014. Ele integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e está presente em quase 90% das cidades brasileiras. “O Brasil Sorridente já é o maior programa de atendimento odontológico público e gratuito do mundo. Estamos investindo cada vez mais para que a população possa tratar dos dentes desde a infância até a idade adulta”, declarou a presidente.
Além dos consultórios odontológicos dos postos de saúde, o Brasil Sorridente conta conta com 181 unidades móveis e está fazendo mutirões para levar o tratamento de dente ou a confecção de próteses, as dentaduras, às regiões onde vive a população mais pobre, áreas rurais e assentamentos por todo o país. Ao todo, são 21.700 equipes de dentistas e técnicos em saúde bucal distribuídas em todas as regiões do Brasil.
Fonte: Estado de Minas