Patrus diz que BH precisa de liderança para buscar os recursos da saúde

23 de Agosto de 2012 às 09:33
por: Leonardo Augusto

O candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias, afirmou ontem ter faltado liderança, investimentos e obras na área da saúde na cidade nos últimos anos. Durante visita a uma central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Bairro Coração Eucarístico, Região Oeste da capital, Patrus disse ainda que o município precisa ter um governo que assuma todos os problemas da população.

O petista prometeu, caso seja eleito, priorizar investimentos na saúde. “A cidade hoje tem um atendimento ruim. As pesquisas mostram e nós, que andamos pelas ruas, bairros e comunidades sentimos isso. Nosso compromisso é olhar para frente. Nós, que fizemos no passado e colocamos Belo Horizonte em uma posição de vanguarda, vamos fazer isso novamente”, afirmou.

Segundo o candidato, para que isso aconteça é necessário “uma liderança forte” para “buscar parcerias em Brasília, no Ministério da Saúde. Existem recursos para o setor e, sobretudo, vontade política de cuidar das pessoas e promover a vida em Belo Horizonte”.

As declarações de Patrus indicam que o candidato já começou a pôr em prática a nova estratégia de aumentar as críticas à administração do principal rival na disputa pela prefeitura, Marcio Lacerda (PSB), que busca a reeleição. “A avaliação era que a campanha estava muito franciscana”, diz um dos principais integrantes do comitê petista. Ao menos parte dos alvos já foi escolhida. Além da saúde, serão mencionados os aumentos praticados por Marcio Lacerda no Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), a não conclusão da nova rodoviária, do hospital do Barreiro e os investimentos em obras do Orçamento Participativo.

Durante a visita à central de atendimento, Patrus afirmou que pretende investir na ampliação do serviço e lembrou ter sido o criador do modelo. “Implantamos o sistema de resgate que depois se transformou no Samu”. A partir da experiência na capital mineira, disse Patrus, o serviço foi ampliado para todo o país. O candidato do PT governou Belo Horizonte entre 1993 e 1996, depois de vencer no segundo turno das eleições o candidato Maurício Campos, que hoje briga por vaga na Câmara Municipal. O ex-governador de Minas Gerais, senador Aécio Neves (PSDB), aliado de Lacerda na briga pela prefeitura, ficou em terceiro na disputa.

Patrus disse ainda que vai investir na ampliação da rede de atendimento de urgência da capital. “Nosso compromisso é construir três unidades de pronto atendimento, reformar e informatizar as que já existem.” “Saúde é uma questão delicada que infelizmente não foi bem cuidada pela atual administração”, afirmou o candidato.

 

Fonte: Estado de Minas

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756