Patrus critica a 'pouca experiência política' de Lacerda
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Patrus com o músico Gabriel Guedes, na Praça do Papa |
O candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte e ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias creditou nesse domingo as críticas feitas a ele e seu partido no sábado pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) à pouca experiência política do adversário. O petista chamou Lacerda de “autoritário” e disse que sempre teve fidelidade ao povo. Patrus participou de um festival de pipas vermelhas organizado via internet na Praça do Papa, onde divulgou o comício com o presidente Lula na sexta-feira. Além das pipas, os militantes levaram e distribuíram entre eles toalhas vermelhas para o piquenique que fizeram na grama.
Em um evento para idosos, Lacerda chamou Patrus de candidato “messiânico” e afirmou que o PT merece uma derrota vigorosa para descer do seu pedestal. Patrus respondeu dizendo ter orgulho da sua história e do partido, que, segundo ele, fez um dos melhores, senão o melhor, governo do Brasil com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É porque ele (Lacerda) de fato teve uma miltância política muito estreita. Participou de poucas eleições, nunca teve um mandato legislativo e isso dificulta realmente a convivência com os diferentes”, afirmou.
Patrus afirmou que a declaração do prefeito reflete seu pouco espírito democrático. O ex-ministro disse ter orgulho de sua trajetória, que vem da militância estudantil, luta pela ditadura e depois cargos políticos. O candidato voltou a dizer que sua gestão à frente da prefeitura foi um marco na cidade. “Consegui uma coisa da qual tenho muito orgulho: mostrar que ideias podem se tornar realidade. Como prefeito, fizemos uma administração que é um divisor de águas e, como ministro do presidente Lula, implantamos o Bolsa-Família, restaurantes populares, as políticas sociais que estão mudando o Brasil e melhorando a vida de milhões de famílias”, afirmou.
VERMELHO Patrus se juntou a militantes na Praça do Papa, que teve vários apoiadores vestidos de vermelho fazendo um piquenique com alimentos que levaram. Eles foram convidados por mensagem divulgada na internet com a logomarca da campanha. Nela, o recado: “Chegue às 10h para pegar a sua pipa e soltar no céu de Belo Horizonte. Vamos fazer um piquenique com direito a toalha vermelha”. A assessoria do candidato disse que a iniciativa foi de um grupo de mulheres que se intitula “Coletivo de flores vermelhas”, e se organizaram em apoio a Patrus. Ainda segundo a campanha, 10 delas fizeram uma “vaquinha” e juntaram R$ 1 mil para comprar as pipas e toalhas vermelhas, que eram emprestadas às pessoas que quisessem se manifestar. Alguns colaram adesivos da campanha de Patrus nas pipas, além de nas próprias roupas.
Segundo a assessoria, Patrus foi apenas convidado a participar do evento e a logomarca da campanha usada no convite virtual está disponível na internet para quem quiser copiar. A assessoria informou que o recurso será registrado como doação para a campanha na Justiça Eleitoral. De acordo com a legislação eleitoral, a distribuição de brindes por candidatos é proibida.
No encontro, militantes distribuíram panfletos anunciando o comício de Lula para Patrus na Praça da Estação às 19h de sexta-feira. O candidato disse que sua campanha está crescendo e este será um marco importante. “O fundamental é nossa história, nosso projeto para Belo Horizonte, nossas propostas claras que estão incomodando os adversários, é nosso amor pela cidade. Claro que o Lula é um grande companheiro, partilhamos ideias, compromissos há muitos anos. A vinda dele é para reforçar essa aliança em torno de BH”, disse.
A música da polêmica
A coligação Frente BH Popular, do candidato Patrus Ananias, o PSTU, o PSOL e o PPL divulgaram ontem nota conjunta repudiando o uso da melodia institucional da Prefeitura de Belo Horizonte como propaganda eleitoral do prefeito Marcio Lacerda. Segundo a nota, a música Lugar melhor que BH, sucesso da dupla César Menotti e Fabiano, teve sua letra adaptada para as companhas publicitárias do candidato, com o refrão “Não para de trabalhar”. “Nos últimos três anos, a música adaptada foi incessantemente repetida, em campanhas publicitárias no rádio e na TV, que consumiram boa parte do orçamento municipal. Em consequência, a melodia é facilmente associada pela população à imagem da prefeitura, como se fosse um verdadeiro hino da cidade”, diz o documento.
Fonte: Estado de Minas