Em entrevista ao Portal Uai/EM Online, Lacerda diz que vai priorizar metrô

19 de Setembro de 2012

Em videochat do portal UAI e site em.com.br o prefeito ressalta a abertura de licitação do projeto básico das linhas 1,2 e 3 e investimentos no BRT

 

O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), garantiunessa terça-feira prioridade ao setor de mobilidade urbana, que, segundo ele, exige vigorosos investimentos para que sejam resolvidos os problemas do trânsito. Ao participar de um videochat promovido pelo portal em.com.br, o socialista comemorou o início do processo de sondagem topográfica para implementação da Linha 2 do metrô, que ligará a Região do Barreiro ao Bairro Calafate, na Região Oeste. Lacerda explicou que ela ficará pronta antes da Linha 3, que será subterrânea e ligará a Savassi à Lagoinha, na Região Noroeste.

O candidato ressaltou que a licitação do projeto básico de engenharia das linhas 1, 2 e 3 do metrô – publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na semana passada – e as sondagens para o estudo topográfico estão sendo feitas conjuntamente para que nos próximos anos mais 600 mil pessoas possam se deslocar diariamente por meio do sistema. Ele lembrou ainda os investimentos que sua gestão fez no sistema de BRT e os alargamentos das vias mais importantes da cidade.

Respondendo a pergunta de um internauta, Lacerda afirmou que as regiões Norte e Nordeste serão priorizadas num eventual segundo mandato, já que, segundo ele, apresentam as maiores desigualdades da cidade e “certamente” merecem um olhar “com mais carinho e mais presença física do prefeito”. Em relação à educação, o socialista lembrou que há 50 unidades municipais de ensino infantil (Umeis) em construção ou em processo de contratação de obras, com previsão de conclusão na próxima gestão, e voltou a criticar o projeto da Escola Plural, implementado na gestão de Patrus Ananias (PT).

2014

Lacerda garantiu que, se for eleito, não deixará a prefeitura para se candidatar ao governo do estado em 2014. Sobre a relação do PSB com a legenda de Patrus, o candidato reconheceu que ainda há quadros técnicos e competentes petistas na PBH e disse que a direção nacional de seu partido continua próxima ao PT. O prefeito avaliou que em todas as capitais onde houve atrito entre PSB e PT – Fortaleza, Recife e Belo Horizonte – os motivos foram locais, mas evitou responder sobre quem ele apoiaria na disputa presidencial. “A tendência é de que apoiemos uma candidatura da Dilma (Rousseff) à Presidência”, lembrou. Contudo, ele ponderou que em política tudo pode mudar.

Nessa terça-feira, o prefeito fez campanha acompanhado do seu principal cabo eleitoral, o senador Aécio Neves (PSDB), pré-candidato ao Planalto em 2014. Depois de lembrar que Aécio provavelmente será candidato a presidente daqui a dois anos, Lacerda previu que o tucano “vai ter uma votação expressiva em Minas Gerais” que o dará um bom handcap, que em inglês, se refere à possibilidade de garantir vantagem ou desvantagem a um competidor.

Diferença de 16 pontos

Pesquisa do Instituto Vox Populi, em parceria com o grupo Bandeirantes, divulgada ontem aponta o prefeito Marcio Lacerda (PSB), com 44% das intenções de voto, contra 28% do candidato Patrus Ananias(PT). Votos nulos e brancos somam 9%. Já os eleitores indecisos somam 17%. O Instituto ouviu 1.500 pessoas, entre os dias 14 a 16. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) com o número MG-00476/2012.

 

Fonte: Estado de Minas

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756