CBTU vai comprar dez novos trens para o metrô de BH

25 de Setembro de 2012
por: Luciane Lisboa

Frota antiga será reformada; aporte é de R$ 225,6 mi

 

 

 

ALISSON J. SILVA
O sistema utiliza 21 trens diariamente, os outros quatro ficam na reserva
O sistema utiliza 21 trens diariamente, os outros quatro ficam na reserva

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Belo Horizonte, deve dar início nos próximos dias ao processo licitatório para a aquisição de dez novos Trens Unidade Elétrica (TUEs) para ampliar a oferta do metrô da Capital. A expectativa da companhia é que a licitação seja concluída no início do ano que vem. O investimento é da ordem de R$ 211 milhões e os recursos foram alocados junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, segundo informou ontem o superintendente da CBTU em BH, Nilson Tadeu Ramos Nunes.

"Recebemos hoje (ontem) a informação do governo do Estado de que a comissão para esta licitação está formada. Com isso, a expectativa é que o edital seja publicado em breve", adiantou Nunes.

A compra faz parte dos planos da companhia de revigorar o transporte público da capital mineira para a Copa do Mundo de 2014. Atualmente, a frota é de 25 TUEs, o que não é suficiente para atender à crescente demanda do metrô e gera constante superlotação dos vagões.

Segundo informou o superintendente da CBTU, o sistema utiliza 21 trens diariamente, os outros quatro ficam na reserva. Por dia, são transportados cerca de 215 mil passageiros entre as estações Vilarinho, em Venda Nova, e Eldorado, em Contagem, na região metropolitana. No entanto, as novas composições só devem entrar em circulação daqui a dois anos.

"O projeto é demorado, já que só após a licitação a empresa vencedora vai começar a fabricar os equipamentos", explicou. Além de reduzir o intervalo entre os trens no horário de pico, os novos trens possibilitarão a inclusão de mais vagões nas composições, aumentando a oferta de lugares para os passageiros, de acordo com a empresa.

Reforma - A CBTU também vai investir cerca de R$ 14,6 milhões na modernização das 25 composições que compõem a frota do Metrô de BH. O edital de licitação que prevê a montagem do sistema de freio microprocessado (ABS) foi lançado na semana passada e a abertura das propostas está marcada para 17 de outubro.

Nunes explicou que a implantação da nova tecnologia vai possibilitar mais rapidez, segurança e conforto aos usuários. "O sistema é mais seguro e possibilita que o usuário fique mais confortável no trajeto, pois suaviza os arranques e as frenagens. O tempo de parada na plataforma diminui e o movimento das portas é mais preciso", explicou.

 

Fonte: Diário do Comércio



A previsão é de que os testes estáticos do novo sistema de freio e a operação comercial assistida comecem a partir de 2013. Já a montagem completa do novo sistema na frota tem prazo de conclusão previsto para três anos, pois serão reformados uma média de oito trens por ano.

Além dos benefícios para os usuários, a modernização da frota de trens da CBTU também vai reduzir ois gastos da companhia com manutenção. O novo sistema aumenta a vida útil das rodas e diminui o desgaste de conjuntos operacionais utilizados pelas composições.

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