Supermercados planejam vender 5% a mais no Natal

27 de Setembro de 2012
por: Queila Ariadne

O Extra do Minas Shopping contratará cem pessoas a partir de segunda-feira

 

 

 
FOTO: LEONARDO LARA - 26.12.2007
Contratações. A três meses do Natal, loja abre cem vagas fixas e anunciará em breve as temporárias

Os supermercados já se preparam para as vendas do fim de ano. O setor dá início às contratações de reforço e espera um Natal pelo menos 5% mais gordo. A estimativa é reforçada pelos dados divulgados ontem pela Associação Mineira dos Supermercados (Amis). De janeiro a agosto do ano passado, as vendas acumularam aumento de 4,27%.

Neste mesmo período em 2012, o aumento é de 6,62%. "No ano passado, terminamos estáveis e, em 2012, esperamos fechar com crescimento de 4%. As vendas estão fortes e o Natal deve repetir o mesmo desempenho de 2011, quando o crescimento foi de 5%", afirma o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues.

Segundo ele, ainda é cedo para estimar a quantidade de temporários, mas encontrar mão de obra tende a ser mais fácil. "Em 2011, ficamos com déficit e muitas vagas ficaram em aberto, agora a situação melhorou", comenta Rodrigues.

Alguns supermercados já deram início ao reforço de pessoal. A três meses do Natal, o Extra Hipermercados está com cem vagas fixas para a loja do Minas Shopping, na avenida Cristiano Machado, região Nordeste da capital. O processo de seleção será feito na próxima segunda-feira. Os cargos são de operador de caixa, repositor, padeiro, açougueiro, entre outros. Os candidatos precisam ter mais de 18 anos.

Rodrigues afirma que as vendas estão positivas em todas as bases de comparações, o que só reforça que o Natal terá bons resultados. Além do crescimento acumulado de 6,62% nos oito primeiros meses, o índice cresceu 2,95% de julho para agosto. "Estamos em situação de pleno emprego, a economia tem recebido incentivos e tudo isso colabora para manter as vendas aquecidas", explica Rodrigues.

Na opinião dos empresários do setor, o crescimento pode ser explicado pelas promoções de agosto, usadas para aquecer as vendas num mês com demanda tradicionalmente menor. Outro motivo é a volta das férias de julho, principalmente nas cidades maiores. A projeção para setembro é de estabilidades, exatamente pelo bom resultado do mês passado.

 

 

Fonte: O TEMPO

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756