Frio fora de época surpreende em BH

28 de Setembro de 2012
por: Pedro Ferreira

Temperaturas devem permanecer baixas no fim de semana

 

 

 
 (Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)  
Quem saiu de casa sem agasalho passou frio na manhã dessa quinta-feira, em Belo Horizonte. Pela manhã, o que se via pela cidade eram pessoas bem agasalhadas e encolhidas. A queda da temperatura, causada por uma forte massa de ar polar que atingiu Minas, mudou o figurino principalmente das mulheres, que recorreram às botas longas, echarpes e gorros. Na Praça Sete, no Centro, muitos idosos buscaram um cantinho ao sol para colocar o bate-papo em dia. Os termômetros na madrugada marcaram 11,6 graus, mas essa não foi a menor temperatura do ano. No mês passado, a capital mineira registrou 10,2 graus. Ontem, a menor temperatura em Minas foi em Maria da Fé, Sul de Minas, com 2,3 graus. Segundo o meteorologista do Climatempo Ruibran dos Reis, o frio deve permanecer até domingo. Na segunda, uma nova onda de calor é esperada.
 
 
Às 7h de ontem, os aparelhos da Savassi, na Região Centro-Sul, marcavam 16 graus e as roupas eram insuficientes para aquecer as pessoas. A estoquista Emanuele Paulo Marçal, de 27, procurou o sol e recorreu ao chocolate quente para se sentir mais confortável. Com os ventos gelados, a sensação de frio parecia ser bem maior do que a registrada pelos termômetros, segundo ela. Emanuele mora em Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a queda de temperatura foi mais acentuada ainda, segundo ela. “Foi muito difícil sair de casa. Pensei que eu seria congelada”, disse.

 
A balconista Fabiana Lúcia Ferreira, de 25, trabalha na Savassi e também correu para o sol para se aquecer. “Enquanto a loja não abre, vou ficar aqui. Até que não senti muito frio à noite, pois dormi bem agasalhada, mas na hora de sair de casa foi um sufoco. Eu esqueci a blusa e voltei para buscá-la”, disse. “Não gosto do tempo frio. Prefiro o calor. Acordar às 7h com esse tempo é um sacrifício!”, reclamou Fabiana. A amiga Dayse Nunes Carvalho, de 22, disse que as pessoas ficam mais elegantes com agasalhos, mas que mesmo assim ela prefere o calor e roupas leves.

 
A partir de hoje, segundo Ruibran, a massa de ar polar começa a perder força lentamente, mas a tendência é de frio durante a madrugada até domingo. “Semana que vem, volta o  calor típico de primavera”, disse o meteorologista.
 
 
Fonte: Estado de Minas

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756