Patrus sai em defesa de Dilma

04 de Outubro de 2012
por: Fernando Viegas

Ex-ministro diz que Minas não será prejudicada nos royalties do minério

 

O candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, o ex-ministro Patrus Ananias, saiu em defesa da presidente Dilma Rousseff, ontem pela manhã em caminhada na praça Diogo Vasconcelos, na Savassi. Ele rebateu as críticas em relação ao veto presidencial à emenda da medida provisória 563, que revisava o cálculo dos royalties da mineração. Para o petista, a presidente tem um compromisso com Minas Gerais e não implementaria nenhuma medida que trouxesse prejuízos à economia do Estado.

"Ela (Dilma) estará apresentando ao Brasil, em novembro, o Código da Mineração, uma abordagem integral que certamente vai favorecer Minas Gerais, porque nós não queremos que Minas continue sendo um Estado exportador de commodities de minério. Nós queremos cada vez mais agregar valor. Ela (Dilma) jamais vetaria qualquer coisa que prejudicasse Minas. Foi uma questão jurídica e que, certamente, com o Código da Mineração, Minas sairá ganhando", disse.

A presidente da República e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) estiveram ontem na capital, no Barreiro, participando do "comício da virada e da vitória", como foi chamado o evento de ontem pela campanha petista.

Patrus aposta na vinda da presidente para continuar crescendo nas pesquisas, mesmo faltando poucos dias para a data do pleito. "Nós que conhecemos bem a história de Belo Horizonte sabemos que os últimos dias são muito importantes, porque as pessoas refletem e muitos tomam a sua decisão já na reta final", explicou.

Apenas os candidatos petistas na disputa pelo Executivo municipal das capitais mineira e paulista - Patrus Ananias e Fernando Haddad, respectivamente - tiveram o apoio da presidente Dilma em comícios.

Segundo Patrus, a participação da presidente em evento na cidade não representa receio de o PT de não conseguir atingir o segundo turno. "A presidenta tem responsabilidades com o país e vem fazendo um grande governo. Ela (Dilma) manifestou apoio à nossa candidatura desde o primeiro momento, fez as gravações e, desde o primeiro momento, considerou a possibilidade de vir. Nós respeitamos a agenda da presidenta. Até que ela me telefonou para dizer, ‘eu vou a Belo Horizonte participar fisicamente, manifestando meu apoio presente à sua candidatura’", detalhou Patrus.

O ex-presidente Lula também já esteve em Belo Horizonte. Ele participou de um comício no centro da capital em agosto.
Petista comemora pesquisa e aposta as fichas na militância
O petista Patrus Ananias, um dos principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, tem subido nas pesquisas de intenção de voto desde o início da disputa eleitoral.

Mas, só agora, teve uma arrancada mais expressiva, apresentada pela última pesquisa Ibope, divulgada anteontem. Marcio Lacerda (PSB) continua na ponta, porém a diferença entre os dois caiu de 17 para 9 pontos percentuais. O socialista obteve 44% das intenções de voto contra 35% do petista. Os indecisos somaram 8%. Os dados divulgados anteontem são do Ibope.

Na avaliação do ex-ministro, esse resultado já era esperado. "As pesquisas começam a traduzir o que nós estamos sentindo nas ruas de Belo Horizonte", ressaltou. "Eu venho sentindo – os nossos apoiadores também – que a campanha está crescendo. E nós temos um potencial extraordinário na reta final, que são os nossos apoiadores, a nossa militância", completou o petista.

O candidato assegurou também que o bom desempenho nas pesquisas eleitorais incentiva ainda mais o trabalho de sua campanha. "São números que estimulam a nossa caminhada", disse Patrus.

Além do apoio presencial de figuras nacionais – o ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) –, Patrus aposta em sua história política para virar e ganhar as eleições. "O passado é o aval do homem público. Eu tenho um enorme orgulho de poder andar por todas as ruas de Belo Horizonte sem nenhum constrangimento. Porque as pessoas sabem que cumpri todos os compromissos que assumi", destacou.

O petista espera que os eleitores da capital consigam visualizar as divergências entre suas ideias e as do prefeito.

"Nós estamos conversando com as pessoas, pedindo empenho daqueles que já optaram pela nossa candidatura e pedindo àqueles que ainda estão refletindo que pensem bem, que considerem as diferenças das propostas", contou. (FV)
Último programa na TV pede a eleitor para ver diferenças
Em seu último programa eleitoral gratuito na televisão, o candidato à Prefeitura de Belo Horizonte Patrus Ananias (PT) pediu aos eleitores que analisem as diferenças entre a gestão dele quando prefeito da capital e a atual administração municipal, antes de fazerem a sua escolha.

O candidato do PT também aproveitou a oportunidade para ‘ensinar’ os eleitores a votarem. "Aperte o 1, aperte o 3 e depois confirmar".

Além de resumir suas propostas para as áreas da saúde, segurança pública, educação, transporte e habitação, o ex-ministro se colocou como candidato inovador. "É hora de mudar, é hora de inovar, é hora de Patrus prefeito", diz a letra de uma nova música.
Para a internet, a campanha petista preparou ainda um vídeo indicando o início da virada petista na disputa eleitoral.

Comício. Na última parte de seu programa na TV, Patrus convidou os belo-horizontinos a participarem com ele do comício ontem com a presença da presidente Dilma Rousseff, na região do Barreiro. (FV)
Fonte: O TEMPO

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756