Lacerda demite petistas para ter paz na PBH

09 de Outubro de 2012
por: Isabella Souto

A presença de filiados ao PT na administração de Belo Horizonte está com os dias contados. No dia seguinte à disputa em que se reelegeu em primeiro turno, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) anunciou que vai começar a mapear a estrutura administrativa para definir os perfis ideais para a gestão e que os petistas que ainda permanecem em cargos comissionados serão exonerados. Em julho, PSB e PT romperam em razão da decisão dos socialistas de não se aliarem na briga pelas 41 cadeiras de vereador. Na ocasião, parte dos cerca de 900 petistas que participavam da administração pediram exoneração.

Ao reclamar ontem que teve uma relação “muito tumultuada” com o PT durante três anos e meio de mandato, Lacerda disse que vários filiados ao partido que ainda estão na prefeitura adotaram posturas “agressivas e desleais” que ele teme serem seguidas até o fim do mandato, em 31 de dezembro. “São pessoas que continuam na administração e correm o risco de começar desde já a fazer oposição. Não vamos fazer uma caça às bruxas, mas alguma mudança haverá”, afirmou o prefeito, completando que trata-se de “casos isolados”.

Pesam ainda a favor do prefeito declarações do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT) – seu principal adversário nas eleições –, de que o PT será oposição a ele e às forças que o apoiam, em clara alusão ao PSDB e ao senador Aécio Neves, principal avalista da candidatura de Lacerda. Os partidos que fizeram oposição ao prefeito elegeram 11 dos 41 vereadores da capital (seis do PT, dois do PRB, dois do PCdoB e um do PMDB).

Ao comentar sobre o cenário que terá na Câmara, Lacerda afirmou que está “acostumado” à oposição feita pelo PT, pois embora integrasse o governo, parte da atual bancada petista fazia parte do grupo que criticava a sua administração. “Só espero que eles não sejam uma oposição à cidade”, completou. Questionado sobre o programa de governo de Patrus, o prefeito reeleito disse que não leu o material, mas admitiu que se houver ideias boas, não terá problema em implementá-las.

Secretariado
O prefeito evitou ontem dar detalhes sobre possíveis alterações na equipe de governo, mas afirmou que as 19 legendas que o apoiaram nas eleições serão contempladas e que a transição “não precisa ser drástica”. Mas deu um aviso: manterá o perfil técnico nos postos chaves da prefeitura, independentemente de filiação partidária. Até o final do ano será feito um estudo sobre as “forças e fraquezas” da estrutura administrativa para a indicação dos nomes.

Até dezembro, será feito um planejamento para execução das propostas de governo apresentadas na campanha. Ele anunciou ainda que implantará o ponto eletrônico para o funcionalismo de forma gradativa e garantiu que pelo menos 80% do metrô estará concluído até o fim de 2016 – quando encerra o segundo mandato. “Temos um cronograma que pode chegar a quatro anos e meio. Dependerá do edital para o próximo ano”, explicou. Lacerda vai a Brasília nos próximos dias para se encontrar com ministros, segundo ele para discutir assuntos da capital

 

Fonte: Estado de Minas

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756