Jovem de 21 anos vira prefeito de Ibirité

09 de Outubro de 2012
por: Leonardo Augusto

 

 
Antonio Pinheiro Neto (PP), prefeito eleito de Ibirité ( (Jair Amaral/EM/D.A Press))  
Antonio Pinheiro Neto (PP), prefeito eleito de Ibirité
No lugar da toga utilizada nas sustentações orais nos tribunais, o comando de um dos 15 maiores municípios de Minas Gerais. O prefeito mais jovem a tomar posse em 1º de janeiro no estado, em Ibirité, na Grande Belo Horizonte, cursava direito em uma faculdade da capital até abril. Depois de faltar às aulas por dois meses e de trancar a matrícula por outros quatro para se dedicar à campanha, venceu no domingo a disputa pelo município. Filho e neto de ex-prefeitos, Antonio Pinheiro Neto (PP), aos 21 anos e quatro meses, segue a linha dos antecessores familiares e não se arrepende nem um pouco da troca. “Não queria ser advogado”, diz.

Entrar para a política, por outro lado, era um desejo do candidato, conhecido na cidade como Pinheirinho. “Sempre gostei muito de andar com o meu pai. Comecei aos 10 anos e nunca parei”, conta. O prefeito eleito é filho do deputado federal Toninho Pinheiro (PP). “Aos 15 anos ele já fazia discursos. Era um garoto que sempre se interessou por política”, lembra o parlamentar.

Pinheirinho afirma não se incomodar por ter jogado menos futebol ou não ter conseguido amigos da sua idade na infância e adolescência. “Só conhecia pessoas da faixa etária do meu pai”. O prefeito eleito diz ainda que nunca foi de festas e bebedeiras. “Ser um jovem normal não significa gostar de balada. Pode-se ser um jovem normal na política”, diz.

O primeiro e único cargo público exercido por Pinheirinho até o momento foi o de secretário municipal de Planejamento do atual governo. Ele assumiu em 2010 e ficou por um ano no posto. A decisão de lançar o filho da disputa, apesar de o atual prefeito ser aliado em primeiro mandato, podendo, portanto, disputar a reeleição, partiu de pesquisa de intenção de voto feita em abril. “Ficou provado que Pinheirinho era o candidato mais viável”, afirma Toninho Pinheiro, prefeito de Ibirité por três mandatos (1989–1992, (2001–2004 e 2005–2008).

Ibirité, com cerca de 15O mil habitantes, teve outros dois candidatos a prefeito. Paulo Telles (PMDB) e Ricardo Bernadão (PT). Pinheirinho, que é sobrinho do deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), venceu com 33.065 votos, contra 22.527 de Telles e 20.057 de Bernardão. Ele se diz pronto para governar Ibirité, mas caso dê certo, nada de voltar para o curso de direito. “Quero atuar na área de venda de imóveis, como meu pai”.

 
Idoso no poder
 
O prefeito mais velho eleito em Minas Gerais no domingo é Jair Toledo (PMDB), de 87 anos, que comandará o município de Paiva. A cidade da Zona da Mata é uma das menores do estado, com área de apenas 64 quilômetros quadrados. Sua população de 1.560 habitantes ocupa-se de agricultura e pecuária.
 
 
Fonte: Estado de Minas

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756