Jovem de 21 anos vira prefeito de Ibirité
09 de Outubro de 2012
por: Leonardo Augusto
![]() |
|
Antonio Pinheiro Neto (PP), prefeito eleito de Ibirité |
Entrar para a política, por outro lado, era um desejo do candidato, conhecido na cidade como Pinheirinho. “Sempre gostei muito de andar com o meu pai. Comecei aos 10 anos e nunca parei”, conta. O prefeito eleito é filho do deputado federal Toninho Pinheiro (PP). “Aos 15 anos ele já fazia discursos. Era um garoto que sempre se interessou por política”, lembra o parlamentar.
Pinheirinho afirma não se incomodar por ter jogado menos futebol ou não ter conseguido amigos da sua idade na infância e adolescência. “Só conhecia pessoas da faixa etária do meu pai”. O prefeito eleito diz ainda que nunca foi de festas e bebedeiras. “Ser um jovem normal não significa gostar de balada. Pode-se ser um jovem normal na política”, diz.
O primeiro e único cargo público exercido por Pinheirinho até o momento foi o de secretário municipal de Planejamento do atual governo. Ele assumiu em 2010 e ficou por um ano no posto. A decisão de lançar o filho da disputa, apesar de o atual prefeito ser aliado em primeiro mandato, podendo, portanto, disputar a reeleição, partiu de pesquisa de intenção de voto feita em abril. “Ficou provado que Pinheirinho era o candidato mais viável”, afirma Toninho Pinheiro, prefeito de Ibirité por três mandatos (1989–1992, (2001–2004 e 2005–2008).
Ibirité, com cerca de 15O mil habitantes, teve outros dois candidatos a prefeito. Paulo Telles (PMDB) e Ricardo Bernadão (PT). Pinheirinho, que é sobrinho do deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), venceu com 33.065 votos, contra 22.527 de Telles e 20.057 de Bernardão. Ele se diz pronto para governar Ibirité, mas caso dê certo, nada de voltar para o curso de direito. “Quero atuar na área de venda de imóveis, como meu pai”.
Idoso no poder
O prefeito mais velho eleito em Minas Gerais no domingo é Jair Toledo (PMDB), de 87 anos, que comandará o município de Paiva. A cidade da Zona da Mata é uma das menores do estado, com área de apenas 64 quilômetros quadrados. Sua população de 1.560 habitantes ocupa-se de agricultura e pecuária.
Fonte: Estado de Minas